Construir de modo cada vez mais rápido tornou-se uma necessidade do mundo contemporâneo. A questão sempre foi: como fazer isso sem afetar a qualidade e segurança das obras?
Com tecnologia e muito estudo, surgiu na França, por volta de 1900, a solução mais eficaz para este dilema: as primeiras estruturas pré-fabricadas – um avanço às estruturas pré-moldadas, já usadas em algumas obras nos Estados Unidos.
Treliças e estacas de concreto armado foram as primeiras estruturas pré-fabricadas desenvolvidas. De modo industrial, o material foi feito a partir da colocação do concreto dentro de um molde. O intuito era padronizar os componentes da obra, os associando a produtos de outros fabricantes.
Nos anos 1980, a produção de estruturas pré-fabricadas intensificou-se e com ajuda da ciência avançou, e muito, em qualidade. Hoje, depois de curadas em temperatura ideal, as estruturas passam por um controle de qualidade rigoroso e chegam prontas ao canteiro de obras.

Benefícios:
Os benefícios em usar este material na construção civil são cada vez maiores, mas vamos elencar os seis principais:
- Rapidez
Como já citamos, as estruturas pré-fabricadas foram criadas para dar agilidade às construções. Chegam prontas às obras e lá são apenas instaladas. A montagem é prática e fácil.
- Segurança
O rigoroso controle de qualidade, feito por meio de inúmeros testes, garante que as estruturas pré-fabricadas sejam totalmente seguras e dêem mais tranquilidade a quem está utilizando.
- Qualidade/durabilidade
Diferente do concreto produzido no local da construção, as estruturas pré-fabricadas são feitas num ambiente com temperatura ideal, com cimento selecionado, passam por inúmeros testes e são fruto de tecnologia de ponta, o que dá a certeza da qualidade deste material.
- Padronização
Por serem feitas de modo industrial, as peças têm comprimento e peso padrão. Tais características beneficiam desde a logística da obra até o planejamento arquitetônico. Permite a utilização em obras de grande e médio porte.
- Economia
A agilidade e otimização do tempo com o uso destas estruturas garante economia financeira à obra. A manutenção também tem um custo menor, se comparado a outros materiais.
- Sustentabilidade
A matéria-prima usada nesta produção tem baixo impacto ambiental, já que é encontrada em grande quantidade na natureza. Ao mesmo tempo, as estruturas pré-fabricadas geram o mínimo de resíduos nas obras, o que garante menos lixo no meio-ambiente.
Encontre mais informações sobre as nossas estruturas pré-fabricadas em nosso site https://www.portico.net.br