Ano após ano as construções relacionadas ao setor logístico aumentam, devido à grande demanda puxada pelo e-commerce, antes da pandemia haviam 672 condomínios logísticos no Brasil, hoje já são 737.
O segmento se profissionalizou muito nos últimos anos e exige cada vez mais espaços modernizados e eficientes, já que estes possuem um papel fundamental para que pedidos online e físicos sejam atendidos com a agilidade necessária.
Os condomínios logísticos se propõem a suprir estas exigências com uma grande estrutura que conta com serviços compartilhados, docas de entrada e saída de mercadorias, armazenagem e equipamentos para a movimentação de cargas.
Pode ser comparado ao coworking, onde várias empresas ou pessoas utilizam o mesmo espaço e os custos dos serviços da área comum são divididos entre todos, não impossibilitando de uma empresa somente o utilizar.
Os serviços disponibilizados podem incluir a segurança do local, portaria, limpeza, refeitórios, estacionamento, manutenções e outros, que são responsabilidade do proprietário.
Costumam ser localizados próximo às rodovias, em lugares estratégicos, como polos industriais, por exemplo, para facilitar o transporte e os processos logísticos.
Apesar dos altos investimentos neste tipo de empreendimento, o Brasil é um país extenso e existem muitas regiões sem a infraestrutura ideal para suprir toda demanda que o setor exige.
Este vácuo se torna uma oportunidade valiosa para quem deseja investir nesta modalidade, por possuir um vasto espaço para expansão e retorno de investimento rápido.
Possui interesse em condomínios logísticos e gostaria de saber mais sobre? Entre em contato conosco clicando no botão do WhatsApp no canto direito da sua tela!